A esporotricose é uma doença crônica, inflamatória, contagiosa e, potencialmente, fatal, causada por fungos. É geralmente ocasionada pelas espécies Sporothrix, que tende a frequentemente infetar gatos e cães. Para que o animal seja tratado e, assim, volte a ter qualidade de vida, é necessário que seja diagnosticado. Por isso, o exame para esporotricose em gatos é fundamental.
O que é o exame para esporotricose em gatos?
O exame para esporotricose em gatos é um conjunto de análises laboratoriais que ajudam a identificar a presença de Sporothrix canis na amostra e, desta forma, concluir se o animal está ou não infectado. A amostra é coletada através de swab, biopsia ou linfonodo.
Como funciona o exame para esporotricose em gatos?
O exame para esporotricose em gatos é feito por meio da realização de exames laboratoriais. É possível realizar testes diretos, que utilizam a cultura do organismo para a identificação. Outra forma de realizar o exame é por meio dos testes indiretos, que são desenvolvidos para identificar as proteínas da Sporothrix canis.
Vantagens do uso do exame para esporotricose em gatos
Ajuda o veterinário a diagnosticar corretamente se o animal está infectado ou não;
Possibilita a identificação dos fatores desencadeantes da doença;
Maior precisão no diagnóstico, o que contribui para um melhor prognóstico;
Acompanhamento do tratamento para conferir se está evoluindo de forma adequada.
O exame para esporotricose em gatos é um importante aliado na prevenção e no tratamento da espororrice em gatos. Por isso, é essencial que o animal seja submetido aos exames necessários para que se obtenha o resultado mais próximo da realidade. Se o seu pet necessita realizar exames para esporotricose, entre em contato com a Medici Lab, que oferece serviços de diagnósticos veterinários de qualidade.