O Exame de Raiva em cães é uma técnica aplicada em laboratório para detecção da presença do vírus da raiva, exclusivamente em amostras de fluídos biológicos obtidas, principalmente, do tecido cerebral. É um exame obrigatório realizado em cães, e alguns outros mamíferos, como um procedimento prévio antes de qualquer tipo de transporte ou comercialização no mercado, solicitado por lei. A eficiência do exame é muito alta, se comparado a outros testes diagnósticos, devido a sua especificidade e sensibilidade.
Como funciona o exame de Raiva em cães?
O exame de detecção da Raiva em cães é realizado por meio de testes de imunofluorescência indireta (IFI), com o intuito de detectar a presença do antígeno de raiva no cérebro do animal. Após a suspeita de raiva, é realizada uma eutanásia no animal e retirado tecido cerebral para a realização do exame, para a constatação efetiva da doença. O exame também deve ser aplicado em animais mortos por suspeita de raiva ou acidentes, e o resultado é informado em 48 horas.
Vantagens do exame de Raiva em cães
Resultado confiável e seguro;
Processo rápido para detectar a doença;
Especificidade e sensibilidade altas;
Teste obrigatório para transporte de animais;
Exame bacteriológicos, parasitológicos e soroquímicos associados;
Prevenção de transmissão da enfermidade;
Detecção precoce do vírus;
Garantia da saúde animal e humana.
O exame de raiva em cães é vital para garantir a saúde e bem-estar dos animais, bem como a prevenção da doença em seres humanos. A Medici Lab trabalha há anos com análises veterinária e diagnóstico de doenças de cães e outros animais de estimação. Entre em contato para saber mais sobre os nossos serviços e realizar o exame de raiva para o seu cão de maneira segura e confiável.